Notícias 25 de novembro

Diretor da WRI Brasil fala sobre a chegada de veículos autônomos

Uma viagem ao passado e uma visão do futuro. Assim pode ser resumida a palestra do diretor presidente da WRI Brasil / Cidades Sustentáveis, Luis Antonio Lindau, intitulada “Como encarar os modelos nacionais de compartilhamento. Desafio para o sistema?”, ministrada dentro do painel “Novas tecnologias: oportunidades ou desafios para o seu negócio?, dia 25, último dia do 17º Etransport.

 

Luis Antonio Lindau | Foto: Arthur Moura

Luis Antonio Lindau | Foto: Arthur Moura

 

Lindau falou do começo do transporte, a remo, seguido pelos chamados cabs, puxados a cavalo, em Londres, mais tarde substituídos pelo ônibus a cavalo ainda e depois pelo motor a carvão, a locomotiva e assim em diante. Fazendo uma analogia com o passado, o palestrante falou da chegada, em um futuro breve, do veículo autônomo e, possivelmente, da extinção do ônibus. “Enquanto isso não acontece de fato, a motorização individual continua crescendo e o ônibus continua perdendo demanda”, disse.

A necessidade de uma rede multimodal integrada nas grandes cidades foi outro aspecto explorado pelo palestrante. “Temos a oportunidade de romper paradigma, mudando de operadores de transporte coletivo urbano por ônibus para provedores de acessibilidade urbana”, defendeu.

25 de novembro de 2016 - 16:59